Aliás, a gastronomia deste país é tão variada, que pode ser considerada – inclusive – umas das mais ricas em texturas e sabores, no mundo.
Grande parte são resquícios aztecas e muita coisa foi inserida com o tempo pela colonização espanhola, como por exemplo as carnes.
Mas a maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a famosa quesadilla é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha e/ou porco. A parte indígena disto e de muitas outros pratos tradicionais é o chili, ou seja as pimentas e pimentões.
Claro que, assim como no Brasil, suas influências variam de região para região, dependendo da população indígena original, das influências dos espanhóis e de outros povos a que essas regiões foram expostas. O norte do México, por exemplo é conhecido pela sua produção de carne de vaca e pratos de carne, enquanto que o sudeste do México é conhecido pelos seus pratos condimentados baseados em vegetais e carne de galinha.
E quantas vezes já não nos deparamos com opções Tex-Mex nos cardápios, por aí...?
Pois bem, o Tex-Mex é a combinação da culinária mexicana com a culinária do sudoeste dos Estados Unidos!!
E tudo isso, essa mistura toda faz com que seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. Mas saiba você que estamos falando de uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais, além de ser uma comida multicolorida, sendo bastante decorativa =]
Então aproveite!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário